CCTV

Uma das áreas em plena expansão actualmente é a área do CCTV. Antes de se avançar para qualquer tipo de instalação, na Sepreve são analisados e estudados diversos factores que podem influenciar o desempenho de um sistema de CCTV.

Entre eles salientam-se:

  1. Luz
  2. Lentes
  3. Meio de transmissão
  4. Armazenamento
  5. Exportação
  6. Requisitos Legais de CCTV

1. Luz

A luz é indispensável para sensibilizar o sensor da câmara e, a partir dele, transformar as imagens em sinais eléctricos. Na escolha de uma câmara, deve-se ter sempre em conta quais os níveis de iluminação com que se pretende captar as imagens. Deve-se ter o cuidado ao instalar as câmaras, de verificar se estas ficam com a lente direccionada no sentido dos raios solares (ou fontes luminosas muito fortes), de forma a que não ocorra encadeamento.

2. Lentes

Um dos parâmetros importantes no dimensionamento de câmaras fixas é o ângulo de visão de uma lente perante um objecto. O ângulo de visão varia com a distância focal da lente e tamanho da imagem na câmara. A distância focal para cobrir um objecto pode ser calculada através da seguinte forma:

                                        f=h*L/A; para a dimensão horizontal
                                        f=v*L/H; para a dimensão vertical
                                    

Onde:

                                        f: distancia focal da lente
                                        A: dimensão horizontal do objecto
                                        H: dimensão vertical do objecto
                                        L: distancia da lente ao objecto
                                        v: dimensão vertical da imagem (conforme a tabela)
                                        h: dimensão horizontal da imagem (conforme a tabela)
                                    
Formato 1" 2/3" 1/2" 1/3" 1/4"
v (mm) 9,6 6,6 4,8 3,6 2,7
h (mm) 12,8 8,8 6,4 4,8 3,6

3. Meio de transmissão

Existem vários meios de transmissão de sinal que podem ser utilizados.

Os mais utilizados são:

3.1. Cabo coaxial

É o tipo de cabo mais utilizado em CCTV. Um cabo coaxial é constituído por um condutor interno circundado por um condutor externo sendo que, entre os condutores, existe um dieléctrico. O condutor externo é circundado por uma camada isolante. Existe uma grande variedade de cabos coaxiais, cada um com características específicas. O cabo coaxial tem uma grande desvantagem em relação a outros tipos de cabos, já que é pouco maleável e difícil de instalar. De seguida é apresentada uma tabela com as distâncias máximas para se obterem boas imagens, para cada tipo de cabo coaxial

Distância (m)
RG59 250
RG11 450
RG6 540

3.2. Cabo UTP

A ligação através deste tipo de cabo em relação ao cabo coaxial traz algumas vantagens entre elas:

  • Custo por sinal muito menor que nos cabos coaxiais
  • Mais leve e fácil de transportar e instalar
  • Permite a expansão dos sistemas de forma fácil e simples
  • Maior imunidade a interferências.
  • Possibilidade de levar mais sinais num só cabo
  • Protecção contra picos de tensão

De referir que, quando se optar por fazer uma ligação com este tipo de cabo, é necessário a instalação de transmissores e receptores, que tanto podem ser activos (alimentados a 12Vdc) ou passivos. Existem cabos UTP de 25 pares, cujo diâmetro é inferior a 1cm, permitindo usar 25 sinais diferentes, incluindo vídeo, telemetria, e alimentação de baixa tensão. A tabela seguinte apresenta as distâncias máximas no caso de utilização dos diversos Transmissores e Receptores.

Transmissor Receptor Distância (m)
Passivo Passivo 330
Passivo Activo 1000
Activo Activo 2000

3.3. Ligação por fibra óptica

Neste tipo de ligação, o sinal de vídeo, é transformado num sinal de luz e enviado através de um tubo de vidro por longas distâncias, com atenuações muito pequenas. As velocidades de transmissão podem ser da ordem das dezenas de Gbps.

As ligações por fibra óptica possuem inúmeras vantagens em relação aos outros tipos de ligações, entre elas:

  • Maior capacidade
  • Menor tamanho e peso (principalmente em relação ao cabo coaxial)
  • Isolamento electromagnético
  • Completamente imune a interferências
  • Não é afectado por campos electromagnéticos exteriores (imunidade ao ruído).
  • Não irradia energia
  • Possibilidade de num único cabo de fibra óptica, “transportar” mais que um sinal de vídeo.

Armazenamento de imagens (vídeo)

Existem diversos gravadores digitais, com diversas funções e diferentes características, sendo importante definir com o cliente como as imagens vão ser guardadas, e por quanto tempo.

O espaço disponível em disco para armazenamento de imagens (vídeo), é calculado tendo em conta o tamanho de imagens, número de frames por segundo, e modo de gravação (contínuo, alarme). Sendo que o tamanho de imagens depende de outros factores, como a resolução, modo de compressão e qualidade da imagem.

O espaço necessário numa hora pode ser calculado, caso ocorra gravação contínua por:

Tamanho da imagem (KB) * frames por segundo * 3600s

Exportação de imagens

Os nossos equipamentos permitem a exportação de imagens com excelente qualidade para computadores que se encontrem ligados à rede. Porém, há diversos factores como o número de utilizadores, o meio de transmissão, o tipo de ligação, a taxa de Upload e Download, que podem fazer com que o cliente seja obrigado a alterar a infra-estrutura, se desejar receber imagens com uma certa qualidade.

Requisitos Legais CCTV

Apesar de não ser da nossa responsabilidade a Sepreve tem conhecimento das normas em vigor no que toca a instalação de sistemas de CCTV, e estará sempre disponível para prestar eventuais esclarecimentos nesta matéria.

Resumidamente, o cliente poderá captar e gravar imagens por um sistema de vídeo vigilância desde que leve em consideração:

  • Que deverá conseguir o consentimento dos titulares dos dados que se pretendem gravar.
  • A inexistência de risco de intromissão na vida privada ou descriminação de qualquer tipo.
  • Não deverá conservar as imagens gravadas por um período superior a 30 dias.
  • Que está proibido de captar imagens em interiores de habitações e edifícios, salvo com o consentimento dos proprietários.
  • A captação de som não é permitida, salvo em situações especiais.
  • Preencha e entregue na CNPD (Comissão Nacional de Protecção de Dados), para efeitos de autorização, a declaração de intenção de proceder à gravação e tratamento de imagens captadas por Vídeo Vigilância.
  • Deve afixar nos locais de trabalho em que existam meios de Vídeo Vigilância informação com símbolo identificativo os seguintes dizeres:
    • "Este local encontra-se sob vigilância de um circuito fechado de televisão"
    • ou
    • "Este local encontra-se sob vigilância de um circuito fechado de televisão, procedendo-se à gravação de imagens e som"

Tendo em conta os factores acima a descritos, será definido por fim, quais os equipamentos que mais se adequam as pretensões do cliente.

Somos representantes exclusivos da marca Visage em Portugal, e possuímos uma extensa gama de equipamentos de alta qualidade (câmaras Dia&Noite, Dome, Cores, Anti-Vandalismo, Infra-Vermelhos , Speed-Domes e Gravadores Digitais), que nos permite responder a qualquer tipo de projecto ou especificação por parte do cliente. Consulte mais informação na nossa página Catálogos