Extinção Automática por Gases Inertes

A razão do sucesso da Sepreve nesta área da Segurança deve-se, sobretudo, à utilização preferencial que temos vindo a manter desde sempre por agentes de extinção não agressivos para o ambiente.

Como alternativa ao Halon 1301, a Fike desenvolveu e submeteu com sucesso à aprovação pela NFPA 2001, um agente de extinção de incêndios completamente natural e sem quaisquer riscos ambientais - o IG-55.

O IG-55 (Inerte Gás – 50% Nitrogénio e 50% Árgon) é um agente de extinção, assim designado e aprovado pela norma NFPA 2001 (Clean Agent Extinguishing systems) para locais com ocupação humana e listado na edição de 2012 na tabela 1.4.1.2.

Este agente extintor constituído em partes iguais por Nitrogénio e Árgon é comercializado sob dois nomes diferentes:

  • Proinerte – marca comercial registada pela multinacional Fike dos Estados Unidos (de que somos representantes exclusivos)
  • Argonite – marca comercial registada pela multinacional Ginge-Kerr da Dinamarca (de que somos agentes).

Sendo o produto de extinção exactamente igual, a diferença entre estas duas marcas comerciais reside essencialmente na concepção da válvula de descarga.

A válvula do sistema de Argonite, ao receber o impulso a 24 Volt, abre completamente descarregando uma enorme quantidade de agente extintor nos primeiros instantes, baixando o fluxo de saída ao longo do tempo de descarga, de acordo com a pressão que entretanto vai baixando no próprio cilindro.

A válvula do sistema de Proinerte, ao receber o impulso a 24 Volt, abre de forma controlada de modo a que durante o tempo de descarga, previsto de acordo com a norma, o fluxo seja constante.

Este procedimento controlado de actuação da válvula de descarga, permite evitar grandes sobrepressões dentro do compartimento a proteger e por consequência a abertura de despressurização necessária é menor. Implica por isso também, que a quantidade de gás necessária para efectuar a extinção seja menor.

Os sistemas de IG-55 mais relevantes em Portugal estão instalados nos seguintes locais:

  • Museu de Serralves (sistema com 42 cilindros de 80 litros do tipo centralizado para 4 locais de armazenamento de obras de arte)
  • Vários sistemas de grandes dimensões para protecção de salas nas Centrais Termoeléctricas do Pego e de Sines
  • Vários sistemas de grandes dimensões para protecção de salas na Unicer
  • Sistema com 35 cilindros de 80 litros para protecção do estúdio da RTPn
  • Sistema com 21 cilindros de 80 litros a 300Bar do tipo centralizado para oito locais na casa de S.Sebastião em Vila do Conde.